quinta-feira, 12 de julho de 2012

” O CAFÉ DO PRÓXIMO ”

Li isso no face, e achei uma matéria muito inteligente e de tamanha importância, sendo assim, resolvi publicar aqui para que mais e mais pessoas possam ler coisas do tipo que não são comuns no dia-a-dia, e que possa no mínimo levar as pessoas a pensarem, a onde foi parar nossa gentileza? Nosso amor ao próximo? E tantas outras coisas que se perderam com o tempo...Espero do fundo do meu coração que gostem e que pensem um pouquinho no significado dessa postagem.....
Natália Oliver...

” O CAFÉ DO PRÓXIMO ”


Foi em Praga , na República Tcheca , que surgiu o hábito do ” café pendente “.
Tudo começou com o personagem de um livro . Ele entra num bar , toma um café e , quando vem a conta , ele paga dois , explicando para a garçonete : ” Pago o meu e deixo um pendente ” . Inaugurou-se assim o costume de se deixar pago dois , para o caso de surgir alguém sem trocado para um cafezinho . A Livraria Argumento . do Rio , que tem em suas dependências o charmoso Café Severino , adotou esse esquema , rebatizando-o de ” café do próximo ” . Colocou um quadro-negro na entrada e ali vai anotando todos os cafés pendentes do dia , aqueles que já foram pagos . às vezes tem dois , às vezes três , às vezes nenhum . Quem chega sem grana e vê ali no quadro que há um café pendente , pode pedi-lo sem constrangimento . Quando voltar outro dia , com dinheiro , poderá , se quiser , pagar dois e retribuir a gentileza para o próximo desprevenido . E assim mantém-se a corrente , e ninguém fica sem café .
Num país como o nosso , com tanta gente passando dificuldades e com governantes tão desinteressados no bem estar social , essa história me pareceu quase uma parábola . Num cantinho do Rio de Janeiro , uns pagam os cafés dos outros , colocando em prática o tam ” fazer o bem sem olhar a quem ” . Claro que é apenas um charme que a livraria oferece , sem pretensão de mudar o mundo , mas eu fico pensando que esse tipo de mentalidade poderia ser mais propagado entre nós . Imagine se a moda pega em açougues , mercados , cinemas . Você compra seis salsichões e paga sete , deixando um pendente . Você faz as compras no mercado e deixa dois quilos de arroz pendentes . Vai ao cinema e , em vez de comprar uma entrada , compra duas . Em todos os estabelecimentos comerciais do país , haveria um quadro-negro avisando as pendências destinadas ao próximo . Não soluciona nada , mas é simpático .
Tá bom , eu sei , posso até ver a confusão . Uns não iriam topar deixar pago nem um copo d´água para estes ” vagabundos que não trabalham ” . Alguns comerciantes rejeitariam a proposta sob o argumento de que ” meu estabelecimento vai ficar cheio de mendigos ” . Realmente , talvez não seja uma boa idéia para ganhar as ruas , ao menos não num país onde a carência é tanta , a falta de segurança é tanta , a desordem é tanta e a malandragem , nem se fala . Melhor deixar o ” café do próximo ” como um charme a mais dentro de uma livraria carioca . Mas de uma coisa não tenho dúvida : esse exemplo pequeníssimo de boa vontade terá que um dia ser ampliado por todos nós . Vai ter uma hora em que a gente vai ter que parar de blábláblá e fazer alguma coisa de fato . Ou a gente estende a mão pro tal do próximo , ou o próximo vai continuar exigindo o dele com uma faca apontada pra nossa garganta . Esperar alguma atitude vinda de Brasília ? Aqueles não são os próximos , aqueles são os cada vez mais distantes . Deles não esperemos nada . Ou a sociedade se mexe e estabelece novas formas de convívio social , com idéias simples , mas operacionais , ou o café do próximo vai nos custar cada vez mais caro .


Martha Medeiros

terça-feira, 5 de junho de 2012

PARA A PAZ NO MUNDO

Mantenha a sua vida, seu corpo, sua casa, seus negócios e o seu dinheiro em ordem.
Limpeza e organização são fundamentais para gerar prosperidade e paz.
Comece fazendo uma faxina geral em seus sentimentos, raspando tudo que seja vil: inveja, mentira, avareza etc.
Fale pouco, ouça bastante e reaja baseado no amor – amor pelos seus princípios, amor por Deus e amor pela vida.
Seja autêntico, mas inspire-se também em biografias de pessoas bem-sucedidas.
Crie sua missão de vida, de modo que como resultado de sua existência, pelo menos, três coisas se modifiquem para melhor, no mundo.
Ame profundamente como se nunca fora ferido. Mas não deixe que pessoas más de aproveitam de você.
Saiba reconhecer o mal, sem temê-lo. E jamais alimente o mal e o nefasto nas outras pessoas.
Afaste-se, trate com reserva e mostre-se rude, se for necessário, mas nunca permita que a mediocridade e mesquinhez de uma pessoa encontre espaço para continuar atuando.
Principalmente, saiba identificar as intenções de uma determinada pessoa, independente dos julgamentos (positivos ou negativos) que você tenha para com ela.
Seja sempre grato pela sua vida a cada momento. Esta é a mais profunda meditação – dar graças por suas bênçãos.
Agradeça por cada despertar de um novo dia, por cada alimento que recebe, por cada conquista, pelos problemas que permitem aprender lições, pelas pessoas que estão em sua vida, pelo seu corpo, por tudo mais, e por mais um dia vivido.
Seja caridoso, humilde e prestativo. Pratique a caridade ao próximo – você não precisa ir para a Etiópia ou para Calcutá ajudar os pobres. Ajude o mendigo de sua rua, os seus empregados e quem está ao alcance de suas mãos.
Deseje e peça ardentemente o que é seu, por merecimento. O que é verdadeiramente seu lhe será dado, no momento certo.
Evite desejos neuróticos por pessoas ou coisas que já estão comprometidas.
Conte até 10, 20 ou 100 antes de reagir. Aguarde 48 horas para resolver um problema.
A maioria das coisas que pensamos ser problemas desaparecem naturalmente, em menos de 48 horas. Se persistir até lá, então passe a ocupar-se do assunto de forma criativa e relaxada.
Medite, medite muito. Ore, ore bastante. Pelo seu bem-estar, pela felicidade das pessoas que ama e pela paz no mundo.
Preserve a natureza. Consuma produtos naturais, envie flores, ame os animais, cultive plantas e ervas.
Leve a vida com bom humor.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

...



Eu sou criança. E vou crescer assim. Gosto de abraçar apertado, sentir alegria inteira, inventar mundos, inventar amores. O simples me faz rir, o complicado me aborrece. O mundo pra mim é grande, não entendo como moro em um planeta que gira sem parar, nem como funciona um fax. Verdade seja dita: entender, eu entendo. Mas não faz diferença, os dias passam rápido demais, existe a tal gravidade, papéis entram e saem de máquinas, ninguém sabe ao certo quem descobriu a cor. (Têm coisas que não precisam ser explicadas. Pelo menos não para mim). Tenho um coração maior do que eu, nunca sei minha altura, tenho o tamanho de um sonho. E o sonho escreve a minha vida que às vezes eu risco, rabisco, embolo e jogo debaixo da cama (pra descansar a alma e dormir sossegada). Coragem eu tenho um monte. Mas medo eu tenho poucos. Tenho medo de Jornal Nacional, de lagartixa branca, de maionese vencida, tenho medo das pessoas, tenho medo de mim. Minha bagunça mora aqui dentro, pensamentos dormem e acordam, nunca sei a hora certa. Mas uma coisa eu digo: eu não paro. Perco o rumo, ralo o joelho, bato de frente com a cara na porta: sei onde quero chegar, mesmo sem saber como. E vou. Sempre me pergunto quanto falta, se está perto, com que letra começa, se vai ter fim, se vai dar certo. Sempre questiono se você está feliz, se eu estou bonita, se eu vou ganhar estrelinha, se eu posso levar pra casa, se eu posso te levar pra mim. Não gosto de meias – palavras, de gente morna, nem de amar em silêncio. Aprendi que palavra é igual oração: tem que ser inteira senão perde a força. E força não há de faltar porque – aqui dentro – eu carrego o meu mundo. Sou menina levada, sou criança crescida com contas para pagar. E mesmo pequena, não deixo de crescer. Trabalho igual gente grande, fico séria, traço metas. Mas quando chega a hora do recreio, aí vou eu… Escrevo escondido, faço manha, tomo sorvete no pote, choro quando dói, choro quando não dói. E eu amo. Amo igual criança. Amo com os olhos vidrados, amo com todas as letras. A - M - O. Sem restrições. Sem medo. Sem frases cortadas. Sem censura. Quer me entender? Não precisa. Quer me fazer feliz? Me dê um chocolate, um bilhete, pra me fazer sonhar. Não importa. Todo dia é dia de ser criança e criança não liga pra preço, pra laço de fita e cartão com relevo. Criança gosta mesmo é de beijo, abraço e surpresa.


(Desconheço o autor)

domingo, 13 de maio de 2012







A partir do momento que você descobre realmente a pessoa que você é, o que falam sobre você já não tem tanta importância assim.

Caio Fernando Abreu






Às vezes é preciso diminuir a barulheira, parar de fazer perguntas, parar de imaginar respostas, aquietar um pouco a vida para simplesmente deixar o coração nos contar o que sabe. E ele conta. Com a calma e a clareza que tem.

Caio Fernando Abreu

segunda-feira, 30 de abril de 2012






Curte, cara, curte adoidado! Sabe, pra mim a vida é um punhado de lantejoulas e purpurina que o vento sopra. Daqui a pouco tudo vai ser passado mesmo – deixe o vento soprar, filhinho, let it be, fique pelo menos com o gostinho de ter brilhado um pouco.

Caio Fernando Abreu


sábado, 28 de abril de 2012

...



Tudo que eu realmente preciso saber sobre a vida... Como ser.... Aprendi no jardim da infância.
Não foi na universidade nem na pós-graduação que eu encontrei a verdadeira sabedoria, e sim no recreio do jardim da infância.
Compartilhar, brincar dentro das regras, não bater nos outros, colocar as coisas de volta no lugar, limpar a própria sujeira, não pegar o que não é meu, pedir desculpas quando machucava alguém, lavar as mãos antes de comer, puxar a descarga do banheiro.
Também descobri que café com leite é gostoso, que uma vida equilibrada é saudável e que pensar um pouco, aprender um pouco, desenhar, pintar, dançar, planejar e trabalhar todos os dias, nos faz muito bem.
Tirar uma soneca à tarde, tomar muito cuidado com o trânsito, segurar as mãos de alguém e ficar juntos, são boas formas de enfrentar o mundo.
Prestar atenção em todas as maravilhas e lembrar da pequena semente que, um dia, plantamos em um copo de plástico. As raízes iam para baixo e as folhas iam para cima, mas ninguém realmente sabia nem porquê. Mas nós somos assim! 
Peixinhos dourados, ratinhos brancos; e até mesmo a pequena semente do copo de plástico, tudo morre um dia. E nós também. 
Tudo que você realmente precisa saber esta aí. Faça aos outros aquilo que você gostaria que fizessem para você...
Amor, higiene básica, ecologia e política contribuem para uma vida saudável.
Penso que tudo seria melhor se todos nós - o mundo inteiro - tomássemos café com leite todas as tardes e descansássemos um pouquinho abraçados a um travesseiro.
E ainda é verdade que, seja qual for a idade, - o melhor é darmos as mãos e ficarmos juntos!

segunda-feira, 5 de março de 2012

Mudança

Sente-se em outra cadeira, no outro lado da mesa. Mais tarde, mude de mesa.
Quando sair, procure andar pelo outro lado da rua. Depois, mude de caminho, ande por outras ruas, calmamente, observando com atenção os lugares por onde você passa.
Tome outros ônibus.
Mude por uns tempos o estilo das roupas. Dê os seus sapatos velhos. Procure andar descalço alguns dias. Tire uma tarde inteira para passear livremente na praia, ou no parque, e ouvir o canto dos passarinhos.
Veja o mundo de outras perspectivas.
Abra e feche as gavetas e portas com a mão esquerda. Durma no outro lado da cama... Depois, procure dormir em outras camas. Assista a outros programas de tv, compre outros jornais... leia outros livros.
Viva outros romances.
Não faça do hábito um estilo de vida. Ame a novidade. Durma mais tarde. Durma mais cedo.
Aprenda uma palavra nova por dia numa outra língua.
Corrija a postura.
Coma um pouco menos, escolha comidas diferentes, novos temperos, novas cores, novas delícias.
Tente o novo todo dia. O novo lado, o novo método, o novo sabor, o novo jeito, o novo prazer, o novo amor.
A nova vida. Tente. Busque novos amigos. Tente novos amores. Faça novas relações.
Almoce em outros locais, vá a outros restaurantes, tome outro tipo de bebida, compre pão em outra padaria.
Almoce mais cedo, jante mais tarde ou vice-versa.
Escolha outro mercado... outra marca de sabonete, outro creme dental... Tome banho em novos horários.
Use canetas de outras cores. Vá passear em outros lugares.
Ame muito, cada vez mais, de modos diferentes.
Troque de bolsa, de carteira, de malas, troque de carro, compre novos óculos, escreva outras poesias.
Jogue os velhos relógios, quebre delicadamente esses horrorosos despertadores.
Abra conta em outro banco. Vá a outros cinemas, outros cabeleireiros, outros teatros, visite novos museus.
Mude.
Lembre-se de que a Vida é uma só. E pense seriamente em arrumar um outro emprego, uma nova ocupação, um trabalho mais light, mais prazeroso, mais digno, mais humano.
Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as. Seja criativo.
E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa, longa, se possível sem destino. Experimente coisas novas. Troque novamente. Mude, de novo. Experimente outra vez.
Você certamente conhecerá coisas melhores e coisas piores do que as já conhecidas, mas não é isso o que importa.
O mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia. Só o que está morto não muda !
Repito por pura alegria de viver: a salvação é pelo risco, sem o qual a vida não
vale a pena!




Clarice Lispector.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Leitura, acho que você está fazendo isso certo...

Bom existem várias maneiras de se divertir no momento da leitura, basta escolher sua maneira preferida e se deliciar com esse hábito tão importante e especial...


Para os aventureiros...



Para os que gostam de ficar na natureza...




Para os que gostam de se deliciar só de olhar...


Para os que gostam de unir vários hobbys..



Para os descolados...



Para os futuristas...



Para os que gostam de se mover pouco...




Muito pouco...



Para os que gostam de conforto...



Para os que preferem locais públicos...




Para os organizados...


Em fim ler é algo fundamental na vida de qualquer pessoa,não importa a maneira, a velocidade  ou o estilo, o que importa é ler e fazer disso uma coisa gostosa, interessante e saudável...







domingo, 19 de fevereiro de 2012

Alguns dos lagos mais lindos da china...

Lugares lindos, por isso achei interessante postar por aqui...

É incrível saber que existem lugares lindos assim no mundo...


1. Lago Qinghai




O lago Qinghai é o maior lago da China interior e seu maior lago de água salgada. Ele surgiu a cerca de 40 milhões de anos atrás, por causa da colisão das placas indiana e eurasiana eo levantamento do Mar do Himalaia para criar a cadeia de montanhas. Sendo 3.260 metros acima do nível do mar, e com uma circunferência de 360 ​​km, o lago tem uma área de água de 4.340 quilômetros quadrados e contém 77,8 bilhões de metros cúbicos de água.

2. Lago Kanas




Este lago gelado das montanhas, aninhado no sopé do Pico Youyi (Amizade) das Montanhas Altay, é realmente a maior secção do rio Kanas, um afluente do rio Erix. O Erix origina na geleira Erix, e o seu caminho através das montanhas se torna lento e suave, uma vez que flui para esta estreita faixa de planície.

3. Lago Namtso


Namtso Lake, encontra-se no planalto tibetano norte norte do pico principal da montanha Nyainqentanglha, localizado a 60 quilômetros a noroeste de Dangxiong County.
Fica a 4718 metros acima do nível do mar, 70 km de comprimento, 30 km de largura, e 55 metros de profundidade. É ao mesmo tempo o mais alto e maior lago de água salgada do mundo, e o mais elevado dos três maiores lagos do Tibete.

4. Lago Celestial


A montanha Changbai que é uma das 10 montanhas famosas na China por sua grande beleza natural. A montanha exibe o maravilhoso Lago Celestial, crateras de vulcões, rica flora e fauna e as paisagens de neve e gelo deslumbrantes.

5. Lago Oeste


O Lago Oeste deriva seu nome do fato de que fica a oeste da cidade de Hangzhou. Durante centenas de anos, passou de uma baía a uma lagoa, e então, antes da Dinastia Tang (618-907), a um lago interior completamente. Durante a canção que se seguiu (960-1279), Yuan (1206-1368), Ming (1368-1644) e Qing (1644-1911) dinastias, o lago passou de construção e reparos repetidos.

A grande verdade da vida...

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Ser fiel...

Bons Amigos


Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente! 
Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!
Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar. 
Porque amigo sofre e chora. 
Amigo não tem hora pra consolar! 
Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade. 
Porque amigo é a direção. 
Amigo é a base quando falta o chão! 
Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros. 
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade. 
Ter amigos é a melhor cumplicidade! 
Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho, 
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas! 
           
                                                                                    (Machado de Assis)

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Tenho Tanto Sentimento...




Tenho tanto sentimento
Que é freqüente persuadir-me
De que sou sentimental,
Mas reconheço, ao medir-me, 
Que tudo isso é pensamento,
Que não senti afinal. 
Temos, todos que vivemos, 
Uma vida que é vivida
E outra vida que é pensada,
E a única vida que temos
É essa que é dividida 
Entre a verdadeira e a errada. 
Qual porém é a verdadeira 
E qual errada, ninguém 
Nos saberá explicar; 
E vivemos de maneira
Que a vida que a gente tem 
É a que tem que pensar. 

                   ( Fernando Pessoa)

Jamais...

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Nunca desvalorize ninguém...

Fogo e Paixão...


Fogo e Paixão


Você é luz
É raio estrela e luar
Manhã de sol
Meu iaiá, meu ioiô
Você é "sim"
E nunca meu "não"
Quando tão louca
Me beija na boca
Me ama no chão...

Me suja de carmim
Me põe na boca o mel
Louca de amor
Me chama de céu
Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!
E quando sai de mim
Leva meu coração
Eu sou fogo
Você é paixão...

Você é luz
É raio estrela e luar
Manhã de sol
Meu iaiá, meu ioiô
Você é "sim"
E nunca meu "não"
Quando tão louca
Me beija na boca
Me ama no chão...

Me suja de carmim
Me põe na boca o mel
Louca de amor
Me chama de céu
Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!
E quando sai de mim
Leva meu coração
Você é fogo
Eu sou paixão...

Você é luz
É raio estrela e luar
Manhã de sol
Meu iaiá, meu ioiô
Você é "sim"
E nunca meu "não"
Quando tão louca
Me beija na boca
Me ama no chão...

Quando tão louca
Me beija na boca
Me ama no chão...

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Você sabe?

Às vezes fazemos escolhas, mas não queremos as consequências. Às vezes queremos respeito, nos desrespeitando. Às vezes queremos amor, mas não nos amamos. Somos seres irracionais? Quando escolhemos uma coisa, automaticamente renunciamos outras, mas geralmente estamos tão focados nas nossas escolhas que não enxergamos onde elas estão nos levando. Nem sempre os caminhos mais lindos te levarão aos melhores lugares, porem é sempre tempo de observar a direção e voltar se precisar. Onde você quer chegar, você sabe?

Porque as mulheres engordam?

Escute a vida...

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O que basta ser na vida...


Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silencio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

Cora Coralina

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O amor é mesmo assim...


AMIGO… somos muitos, mesmo sendo dois.
Eu queria ser poeta….. realizar a proeza de desvendar os silêncios e descobrir o que o outro fala, mesmo quando ele não diz….
Desde quando a vida me permitiu conhecer você, tenho experimentado a beleza do significado da amizade
Quando nossos caminhos se encontraram, foi amizade à primeira vista. Depois daquele encontro, meu mundo ficou mais bonito.
Sua palavra me convenceu de que eu deveria continuar. Estar ao seu lado é sempre motivo de festa. Quando estamos juntos, a vida ganha um significado diferente
Retiramos o dia comum do calendário e o transformamos em feriado. Extraímos felicidade das coisas mais simples… E multiplicamos a graça de cada instante!

Eu não sei dizer quem eu sou, sem que me recorde de você… Você me empresta qualidade, você me devolve quando sou roubado… você me encontra quando estou perdido.

Pode ser que um dia a gente venha a se perder nas distâncias deste mundo… pode ser que um dia a gente se separe. Mas uma coisa é certa, se pela força da distância você se ausentar, pelo poder que há na saudade você há de voltar.

Mesmo que o tempo passe, você fique velhinho, dentro de mim você continuará tendo significado. E haverá sempre um lugar reservado em minha casa para você chegar, quando quiser.

Neste instante em que seus olhos se ocupam das palavras que meu coração resolveu improvisar… Eu gostaria de lhe agradecer pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que sou.

Pela sua capacidade de me olhar devagar, já que nesta vida muita gente já me olhou depressa demais. Obrigado por você não ter desistido de mim.

Obrigado pelo seu dom de multiplicar o que sou e o que posso. Quando lhe encontro, sou sempre surpreendido com seu poder de me fazer ver o mundo com as mesmas lentes dos poetas…


(P. Fábio de Mello)